Clique aqui para fechar esta janela   

Voltar a página anterior

                                                                         

    ESTUDO DA FÍSICA    

 

O SEU SITE DE ESTUDO NA NET

  SIMULADO ON-LINE  
CESMAC 2008-1 
 

BOA SORTE

 

Questão 1   
 
1. Um estudante segura uma pedra no interior de um elevador ascendente. No instante t = 0 o estudante solta a pedra. No instante t1 a pedra bate no piso do elevador. Considere o eixo vertical y com origem no solo e sentido positivo para cima. Desprezando a resistência do ar, assinale qual dos gráficos a seguir possivelmente apresenta a velocidade da pedra, vy, em função do tempo.
a)
b)
c) d)
 

 
Questão
 
Dois blocos, A e B, de mesma massa encontram-se em repouso sobre um plano inclinado fixo (ver figura). Denotando respectivamente por FatA e FatB as forças de atrito estático entre o plano e o bloco A e entre o plano e o bloco B, pode-se afirmar que a força que um bloco faz no outro tem módulo dado pela expressão:
a) (FatA – FatB)/2
b)
FatA – FatB
c)
FatA + FatB
d)
(FatA + FatB)/2
 
 
 
 
Questão 3 
 
Uma partícula massiva move-se em linha reta sobre uma superfície horizontal quando ingressa numa região também horizontal de coeficiente de atrito cinético 0,4. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2. Se a sua velocidade ao ingressar em tal região vale 16 m/s, a partícula irá parar após percorrer:
a) 2 m  
b) 4 m 
c) 16 m 
d) 32 m
 
 
  
 
 
Questão 4 
 
Um gás executa o ciclo termodinâmico ABCA da figura a seguir. Sabendo que em um ciclo o gás realiza 90 J de trabalho, o valor de V0 é igual a:
a) 30 m3 
b) 40 m3 
c) 50 m3 
d) 60 m3 

 

  
 
 
Questão 5 
 
Um partícula se afasta de um espelho plano, ao longo da linha perpendicular a este, com velocidade de módulo 6 m/s. Pode-se afirmar que a velocidade de afastamento da imagem desta partícula com relação à própria partícula tem módulo:
a) 3 m/s 
b) 6 m/s 
c) 12 m/s 
d) 18 m/s
 
 
Questão 6 
 
Duas pequenas esferas idênticas e perfeitamente condutoras possuem inicialmente cargas elétricas +2Q e –2Q e estão no vácuo a uma distância L uma da outra. Nessa situação, a energia potencial eletrostática do sistema é denotada por Ep. Em seguida, as esferas são cuidadosamente colocadas em contato e, após o equilíbrio eletrostático ser atingido, são afastadas a uma distância 2L. Na nova situação, a energia potencial eletrostática do sistema é igual a:
a) zero
b) Ep/4
c)  Ep/2
d) Ep
 
 

RESULTADOS

Sua nota será:
Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO