ESTUDO DA FÍSICA

O SEU SITE DE ESTUDO NA NET

  SIMULADO ON-LINE  

DIOPTRO PLANO 

BOA SORTE

 

1. (UFES) Vemos um peixe dentro de um aquário em uma posição aparente diferente da real, porque a luz, ao atravessar a água, sofre o fenômeno da:
a) difração.
b) refração.
c) reflexão.
d) interferência na interface ar-água.
e) polarização.
 
 
2. (F. O. de Lins-SP) Na figura abaixo, A e B representam dois observadores, respectivamente na água ( n = 4/3 ) e no ar ( n = 1 ). É correto afirmar que:   
a) B vê A 10 m abaixo da superfície S.

b) B vê A 16 m abaixo da superfície S.

c) A vê B na mesma distância com que B vê A.

d) A vê B 12 m acima da superfície S.

e) A vê B 16 m acima da superfície S.

dioptro1.gif (11443 bytes)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3. (Mack-SP) Um mergulhador que se acha a 2 m de profundidade da água, cujo índice de refração é 4/3, olha um pássaro que esta voando a 12 m de altura. Para esse mergulhador a altura aparente do pássaro é:
a) 16 m
b) 9 m
c) 12 m
d) 6 m
e) 8 m
 
 
4. Um índio quer atingir um peixe que está a uma profundidade h da superfície de um lago, utilizando-se de uma lança. Como o índio está fora da água, ele deve atirar a lança em direção ao peixe que está:
a) acima da imagem que ele vê.
b) abaixo da imagem que ele vê.
c) na imagem que ele vê.
d) Não há elementos para concluir .
e) N.R.A.
 
 
5. Uma pessoa mergulhando no fundo de uma piscina olha através de seus óculos de nadador e vê um avião voando a uma altitude h da superfície. Na verdade o avião está a uma distância d da superfície. Podemos então afirmar que:
a)
d > h
b) Depende do índice de refração do ar.
c) d = h
d) d < h
e) N.R.A.
 
 
6. Um helicóptero faz um vôo de inspeção sobre as águas transparentes de uma certa região marítima e detecta um submarino a uma profundidade aparente de 450 m, no momento que seus centros de massa estão unidos pela mesma vertical. O índice de refração da água é 1,5 e do ar é 1,0. Determinando em metros a profundidade real do submarino, encontramos:
a) 875 m
b) 575 m
c) 475 m
d) 375 m
e) 675 m
 
 
7. (UECE) Um peixe encontra-se a 100 cm da superfície da água, na mesma vertical que passa pelo olho do observador. O índice de refração da água é 4/3 . A imagem do peixe, conjugada pelo dioptro água-ar e vista pelo observador, é:
a) virtual, situada na água, à profundidade de 75 cm.
b) virtual, situada no ar, 20 cm acima da superfície da água.
c) real, situada na água, à profundidade de 75 cm.
d) real, situada na água, à profundidade de 4/3 m.
e) virtual, situada na água, à profundidade de 1 cm.
 
 
8. (FEI-SP) Numa aula de natação, o professor atira uma moeda na água e pede a um de seus alunos que vá buscá-la. O aluno observa a moeda e estima que a profundidade da piscina é 1,5 m. Na verdade, a profundidade da piscina, em m, é:
Dados: nar =1; nágua = 4/3 .
a) 0,500
b) 1,125
c) 1,200
d) 2,500
e) 2,000
 
 
9. (PUC/Campinas-SP) Um peixe está parado a 1,2 m de profundidade num lago de águas tranqüilas e cristalinas. Para um pescador, que observa perpendicularmente à superfície da água, a profundidade aparente em que o peixe se encontra em m, é de:
Dado: Índice de refração da água em relação ao ar = 4/3.
a) 0,3
b) 0,6
c) 0,9
d) 1,2
e) 1,5
 
 
10. (Fuvest-SP) Um pássaro sobrevoa em linha reta e a baixa altitude uma piscina em cujo fundo se encontra uma pedra. Podemos afirmar que:   
a) com a piscina cheia o pássaro poderá ver a pedra durante um intervalo de tempo maior do que se a piscina estivesse vazia.
b) com a piscina cheia ou vazia o pássaro poderá ver a pedra durante o mesmo intervalo de tempo.
c) o pássaro somente poderá ver a pedra enquanto estiver voando sobre a superfície da água.
d) o pássaro, ao passar sobre a piscina, verá a pedra numa posição mais profunda do que aquela em que realmente se encontra.
e) o pássaro nunca poderá ver a pedra.
 
 

 

RESULTADOS

 
Sua nota será:
 
Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO