Clique aqui para fechar esta janela                                                                            Voltar a página anterior

ESTUDO DA FÍSICA

 

O SEU SITE DE ESTUDO NA NET

  SIMULADO ON-LINE  
Efeito Doppler 
 
BOA SORTE

 

Questão 1   
 
1. Quando uma ambulância, com sirene ligada, se aproxima de um observador, este percebe:
a)
aumento da intensidade sonora e da freqüência.
b)
 aumento da intensidade sonora e diminuição da freqüência.
c)
mesma intensidade sonora e mesma freqüência. 
d)
diminuição da altura e variação no timbre sonoro. 
e)
variação no timbre e manutenção da altura. 
 
 
Questão
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir. O alarme de um automóvel está emitindo som de uma determinada freqüência. Para um observador que se aproxima rapidamente desse automóvel, esse som parece ser de .................... freqüência. Ao afastar-se, o mesmo observador perceberá um som de .................... freqüência.
a) maior — igual 
b)
maior — menor   
c)
igual — igual 
d)
menor — maior 
e)
igual — menor
 
 
Questão 3 
 
Um trem se aproxima, apitando, a uma velocidade de 10 m/s em relação à plataforma de uma estação. A freqüência sonora do apito do trem é 1,0 kHz, como medida pelo maquinista. Considerando a velocidade do som no ar como 330 m/s, podemos afirmar que um passageiro parado na plataforma ouviria o som com um comprimento de onda de:
a)0,32 m
b)0,33 m
c)0,34 m
d)33 m
e)340 m
 
 
Questão 4 
 
Considere a velocidade máxima permitida nas estradas como sendo exatamente 80 km/h. A sirene de um posto rodoviário soa com uma frequência de 700 Hz, enquanto um veículo de passeio e um policial rodoviário se aproximam emparelhados. O policial dispõe de um medidor de freqüências sonoras. Dada a velocidade do som, de 350 m/s, ele deverá multar o motorista do carro quando seu aparelho medir uma freqüência sonora de, no mínimo:
a) 656 Hz
b) 745 Hz  
c) 655 Hz 
d) 740 Hz
e) 860 Hz
 
 
Questão 5 
 
Uma ambulância se desloca com velocidade constante, em uma rua reta, com a sirene ligada. Há dois observadores: um que percebe a ambulância se aproximar e outro que percebe se afastar. Podemos afirmar que:
a) os dois observadores perceberão sons de freqüências iguais.
b) o observador que vê a ambulância se afastando não ouve o som da sirene.
c) o observador que vê a ambulância se aproximando percebe o som cuja freqüência maior do que aquela emitida pela sirene.
d) o observador que vê a ambulância se aproximando nada ouvirá, devido às interferências destrutivas.
e) os dois observadores vão perceber sons cujas freqüências irão aumentar e desaparecer, devido às interferências construtivas. e destrutivas.
 
 
Questão 6 
 
Um pesquisador percebe que a freqüência de uma nota emitida pela buzina de um automóvel parece cair de 284 Hz para 266 Hz à medida que o automóvel passa por ele. Sabendo que a velocidade do som no ar é 330 m/s, qual das alternativas melhor representa a velocidade do automóvel?
a) 10,8 m/s  
b) 21,6 m/s 
c) 5,4 m/s 
d) 16,2 m/s 
e) 8,6 m/s
 
 
Questão 7 
 
As afirmativas abaixo referem-se a uma pessoa que percebe o som da buzina de um carro mudando de tom à medida que o veículo se aproxima ou se afasta dela.
I) Na aproximação, a sensação é de que o som é mais grave.
II) No afastamento, a sensação é de que o som é mais grave. 
Ill) Esse fenômeno é conhecido, na Física, como efeito Doppler. 
Dessas afirmativas, está(ão) correta(s) somente:
a) I  
b) II  
c) l e III  
d) II e III
 
 
Questão 8 
 
Uma fonte em repouso emite um som de freqüência de 2.000 Hz que se propaga com velocidade de 300 m/s. A velocidade com que um observador deve se aproximar dessa fonte, de modo a perceber um som de freqüência de 4.000 Hz. vale, em m/s: 
a) 300 
b) 450
c) 500 
d) 600 
e) 650
 
 
Questão 9 
 
Uma fonte sonora, em repouso, emite som com freqüência de 1.000 Hz, no ar. (Dado: Velocidade do som no ar = 340 m/s.) Para que uma pessoa perceba esse som com uma freqüência de 1.200 Hz, ela deve aproximar-se da fonte com uma velocidade, em m/s, igual a: 
a) 34  
b) 68
c) 170
d) 340 
e) 408
 
 
Questão 10 
 
Uma pessoa ouve o som produzido pela sirene de uma ambulância, com uma freqüência aparente de 1100 Hz e de 900 Hz, respectivamente quando a ambulância se aproxima e se afasta da pessoa.
Sendo a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, a velocidade da ambulância vale:
a) 20 m/s 
b) 17 m/s 
c) 34 km/h  
d) 34 m/s
e) 68 km/h  
 
 

RESULTADOS

Sua nota será:
Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO