Clique aqui para fechar esta janela   

Voltar a página anterior

                                                                         

    ESTUDO DA FÍSICA    

 

O SEU SITE DE ESTUDO NA NET

  SIMULADO ON-LINE  
UFAL - PSS1-2008 
 

BOA SORTE

 

Questão 1   
 
Atualmente, estima-se a idade do universo em aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Pode-se afirmar que a ordem de grandeza da idade do universo em horas é de:
a)
1010
b) 1012
c) 1014
d) 1016
e) 1018

 
Questão
 
Uma partícula, na posição 12 m no instante t = 0, tem a sua velocidade, em função do tempo, dada pelo gráfico a seguir. Se a sua posição no instante t = 5α é igual a 20 m, o valor de α é igual a:
a) 12 s
b) 14 s
c) 16 s
d) 18 s
e) 20 s

 
Questão 3 
 
Um bloco encontra-se em repouso sobre a superfície horizontal de uma mesa. O bloco está sob a ação de uma força horizontal constante de módulo F e também das forças peso, normal e de atrito estático, de módulos respectivamente denotados por P, N e Fat. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a mesa é representado por µ. Desprezando-se as dimensões do bloco, é correto afirmar que:
a) a força de módulo F é a reação à força de atrito.
b) a força normal é a reação à força peso.
c) o módulo da força de atrito é igual a µP.
d) a reação à força normal é uma força aplicada pelo bloco sobre a mesa.
e)
a reação à força normal é uma força aplicada pelo centro da Terra sobre o bloco.

 
 
Questão 4 
 
Dois blocos idênticos, de massa 2 kg cada, dimensões desprezíveis e feitos do mesmo material, movem-se juntos e em linha reta, com aceleração de 1 m/s2 sobre uma superfície horizontal com atrito (ver figura). Em um dos blocos está aplicada uma força constante e horizontal de módulo F = 14 N. Nessa situação, os módulos da força que um bloco exerce sobre o outro e da força de atrito cinético valem, respectivamente:
a) 7 N e 5 N
b) 5 N e 14 N
c) 7 N e 14 N
d) 5 N e 20 N
e) 7 N e 20 N

 
Questão 5 
 
Uma partícula de massa 2 kg em movimento vertical ascendente passa no nível y1 com velocidade de 10 m/s e no nível y2, acima do nível y1, com velocidade de 2 m/s. Considerando que nesse percurso a força peso é a única força atuando sobre a partícula, o trabalho realizado pela força peso vale, em joules:
a) −96
b) −20
c)    2
d)   20
e)   96
 
 

RESULTADOS

Sua nota será:
Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO