Clique aqui para fechar esta janela Voltar a página anterior
|
PITÁGORAS
FILÓSOFO GREGO (c. 582 a.C. - c. 497 a.C.)
Pitágoras nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, e é provável, que tenha viajado pela Ásia Menor e pelo Egito, como fizeram muitos filósotos gregos. Supõe-se também que tenha sido aluno de Tales. Há registro, porém, de que se mudou para o sul da Itália com cerca de 50 anos de idade. Na época, essa regìão era parte do mundo grego, e ali Pitágoras fundaria um núcleo de estudos.
Os ensinamentos veiculados nessa escola eram tidos pelos participantes como bastante preciosos e, por isso, os encontros de estudo eram mantidos em segredo. Supõe-se que abarcassem diversos aspectos do conhecimento, da Filosofia à Matemática e Astronomia. É sensato crermos, também, que grande parte desses ensinamentos tenham se perdido ou desvìrtuado ao serem retransmitidos. O que se sabe é que as atividades do grupo geraram desconfianças, e Pitágoras precisou fugir da região na última década da sua vida.
No campo da Astronomia, Pitágoras foi o primeiro a afirmar, no mundo grego, que a Terra era esférica. Para ele, o Sol, a Lua e os planetas apresentavam órbitas próprias. isso lhe permitia concluir que esses astros não se situavam à mesma distâcia que as estrelas, mas que cada um deles estava situado numa camada esférica mais próxima. No centro dessas camadas concêntricas estarìa a Terra.
Na Matemática, o nome de Pitágoras permanece associado a uma importante relação numérica que demonstrou haver nos triângulos retângulos.
Os conhecimentos desenvolvidos por Pitágoras no estudo da Acústica mantêm-se válídos até hoje. Ele descobriu que a altura de um som tem relação com o comprimento da corda que, ao vibrar, o produz. Por exemplo, se dobrarmos o tamanho de uma corda que produz a nota dó, obteremos a mesma nota, mas uma oitava mais grave. Ele ainda identificou as subdivisões necessárias para se obter as demais notas.
Crê-se que o estudo dos sons tenha auxiliado Pitágoras a desenvolver a idéia de que o próprio universo estivesse organizado sobre os números e as relações entre eles.
BIBLIOGRAFIA
CHIQUETTO, Marcos; VALENTIM, Bárbara; PAGLIARI, Estéfano; Aprendendo Física; Editora Scipione; São Paulo; 1996