Clique aqui para fechar esta janela                                                                            Voltar a página anterior

ESTUDO DA FÍSICA
O SEU SITE DE ESTUDO NA NET
  SIMULADO ON-LINE  
ENEM 98 ( II Parte ) 
BOA SORTE
22. No quadro abaixo estão as contas de luz e água de uma mesma residência. Além do valor a pagar, cada conta mostra como calculá-lo, em função do consumo de água (em m3) e de eletricidade (em kwh). Observe que, na conta de luz, o valor a pagar é igual ao consumo multiplicado por um certo fator. Já na conta de água, existe uma tarifa mínima e diferentes faixas de tarifação. 
Companhia de Eletricidade
Fornecimento
401 KWH x 0,13276000
 
Valor - R$
53,23

Companhia de Saneamento

   
TARIFAS DE ÁGUA  /m3
Faixas de consumo

Tarifa

Consumo

Valor - R$

até 10

5,50

Tarifa mínima

5,50

11 a 20

0,85

7

5,95

21 a 30

2,13

31 a 50

2,13

acima de 50

2,36

Total

11,45

Suponha que, no próximo mês, dobre o consumo de energia elétrica dessa residência. O novo valor da conta será de:
a) R$ 55,23 
b) R$ 106,46
c) R$ 802,00 
d) R$ 100,00
e) R$ 22,90
 
 
23. Suponha agora que dobre o consumo d’água. O novo valor da conta será de:
a)R$  22,90
b)R$ 106,46
c)R$ 43,82
d)R$ 17,40
e)R$ 22,52
 
 
24. Dos gráficos abaixo, o que melhor representa o valor da conta de água, de acordo com o consumo, é:
a) b)
c) d)
e)
 
 
25. O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.
Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:
I. os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II. alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.
III. na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.
IV. não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.
Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:
a) todas as afirmativas estão corretas.
b) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) apenas a afirmativa II está correta.
e) apenas a afirmativa IV está correta.
 
 
26. Foram feitas comparações entre DNA e proteínas da espécie humana com DNA e proteínas de diversos primatas. Observando a árvore filogenética, você espera que os dados bioquímicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais próximo o:
a) Australopithecus.
b) Chimpanzé.
c) Ramapithecus.
d) Gorila.
e) Orangotango.
 
 
27. Se fosse possível a uma máquina do tempo percorrer a evolução dos primatas em sentido contrário, aproximadamente quantos milhões de anos precisaríamos retroceder, de acordo com a árvore filogenética apresentada, para encontrar o ancestral comum do homem e dos macacos antropóides (gibão, orangotango, gorila e chimpanzé)?
a)
b) 10
c) 15 
d) 30 
e) 60
 
 
28. As bicicletas possuem uma corrente que liga uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, a uma coroa localizada no eixo da roda traseira, como mostra a figura.
O número de voltas dadas pela roda traseira a cada pedalada depende do tamanho relativo destas coroas.  Em que opção abaixo a roda traseira dá o maior número de voltas por pedalada?
a)  b)
c) d)
e)
   
 
 
29. Quando se dá uma pedalada na bicicleta ao lado (isto é, quando a coroa acionada pelos pedais dá uma volta completa), qual é a distância aproximada percorrida pela bicicleta, sabendo-se que o comprimento de um círculo de raio R é igual a 2pR, onde p= 3?
a) 1,2 m 
b) 2,4 m
c) 7,2 m
d) 14,4 m
e) 48,0 m

 

 
 
 
30. Com relação ao funcionamento de uma bicicleta de marchas, onde cada marcha é uma combinação de uma das coroas dianteiras com uma das coroas traseiras, são formuladas as seguintes afirmativas:
I. numa bicicleta que tenha duas coroas dianteiras e cinco traseiras, temos um total de dez marchas possíveis onde cada marcha representa a associação de uma das coroas dianteiras com uma das traseiras.
II. em alta velocidade, convém acionar a coroa dianteira de maior raio com a coroa traseira de maior raio também.
III. em uma subida íngreme, convém acionar a coroa dianteira de menor raio e a coroa traseira de maior raio.
Entre as afirmações acima, estão corretas:
a) I e III apenas.
b) I, II e III.
c) I e II apenas.
d) II apenas.
e) III apenas.
 
 
31. João ficou intrigado com a grande quantidade de notícias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gênica, testes de paternidade, engenharia genética, etc. Para conseguir entender as notícias, estudou a estrutura da molécula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.
Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por Adenina. Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram:
a) T = 40%; C = 20%; G = 40%
b) T = 10%; C = 10%; G = 40%
c) T = 10%; C = 40%; G = 10%
d) T = 40%; C = 10%; G = 10%
e) T = 40%; C = 60%; G = 60%
 
 
32. Em I está representado o trecho de uma molécula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que:
a) a molécula de DNA é formada por 2 cadeias caracterizadas por seqüências de bases nitrogenadas.   
b) na molécula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.  
c) a quantidade de A presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de A da cadeia complementar. 
d) na molécula de DNA, podem existir 5 diferentes tipos de bases nitrogenadas. 
e) no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a 4 moléculas de DNA exatamente iguais.
 
 
Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

33. O poema tem, como característica, a figura de linguagem denominada antítese, relação de oposição de palavras ou idéias. Assinale a opção em que essa oposição se faz claramente presente.
a) “Amor é fogo que arde sem se ver.”  
b) “É um contentamento descontente.”
c) “É servir a quem se vence, o vencedor.”
d) “Mas como causar pode seu favor.” 
e) "Se tão Contrário a si é o mesmo Amor?"
 
 
34. O poema pode ser considerado como um texto:
a) argumentativo.  
b) narrativo 
c) épico.  
d) de propaganda. 
e) teatral. 
 
 
35. Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela abaixo mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.

Qualidade do ar

Concentração de CO - ppm*
(média de 8h)

Inadequada
Péssima
Crítica

15 a 30
30 a 40
Acima de 40

* ppm (parte por milhão) = 1 micrograma de CO por grama de ar 10 -6 g
Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõe-se dos seguintes dados:

Concentração de CO (ppm)

Sintomas em seres humanos

10
15
60
100
270
800

Nenhum
Diminuição da capacidade visual
Dores de cabeça
Tonturas, fraqueza muscular
Inconsciência
Morte

Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de São Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:
a) não apresentar nenhum sintoma.  
b) ter sua capacidade visual alterada. 
c) apresentar fraqueza muscular e tontura.
d) ficar inconsciente.
e) morrer.

 


 
36. Uma escola de ensino médio tem 250 alunos que estão matriculados na 1a, 2a ou 3a série. 32% dos alunos são homens e 40% dos homens estão na 1a série. 20% dos alunos matriculados estão na 3a série, sendo 10 alunos homens. Dentre os alunos da 2a série, o número de mulheres é igual ao número de homens.
A tabela abaixo pode ser preenchida com as informações dadas:
  Total
Mulher a b c a+b+c
Homem d e f d+e+f
Total a+b b+e c+f 250
O valor de a é:
a) 10  
b) 48
c) 92
d) 102 
e) 120
 
 
37. Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:

LAGOA AZUL ESTÁ DOENTE

Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas :

Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município

 

Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:
a) 1 e 6, pois envolvem a eliminação do agente causador da doença e de seu hospedeiro intermediário.
b) 1 e 4, pois além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.
c)  4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.
d) 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.
e) 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas.
 
 
38. Para o combate da Ascaridíase, a proposta que trará maior benefício social, se implementada pela Prefeitura, será:
a) 1 
b) 3  
c) 4 
d) 5 
e)
 
 
39. Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário (Trypanosoma cruzi) transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto “A Lagoa Azul Está Doente”, as mais efetivas na prevenção dessa doença são:
a) 1 e 2
b) 3 e 5 
c) 4 e 6
d) 1 e 3
e) 2 e 3
 
 
40. A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. 
 
Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".
 
Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.
 
Considerando as colocações acima, responda à questão seguinte, assinalando a alternativa correta:
 
Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.
 
a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de idéias coerentes e de uma política contínua. 
b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias. 
c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco - um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época. 
d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros. 
e)Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.
 
 
41. Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles lêem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
“Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada.Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para agüentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido.” 
Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:
a) quantidade considerável de folhas, para aumentar a área de contato com a umidade do ar nos dias chuvosos. 
b) redução na velocidade da fotossíntese e realização ininterrupta desse processo, durante as 24 horas. 
c) caules e folhas cobertos por espessas cutículas que impedem o ressecamento e a conseqüente perda de água. 
d) redução do calibre dos vasos que conduzem a água e os sais minerais da raiz aos centros produtores do vegetal, para evitar perdas. 
e) crescimento sob a copa de árvores frondosas, que impede o ressecamento e conseqüente perda de água.
 
 
42. O texto anterior cita alguns exemplos de animais que vivem em Jurubatiba e podem ser classificados como:
a) mamíferos, peixes e aves, apenas.
b) mamíferos, peixes, aves e anfíbios.
c)  répteis, aves e anfíbios apenas.
d) mamíferos, répteis, peixes e aves.
e) animais pertencentes a uma só classe. 
 
 

RESULTADOS

Sua nota será:
Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO