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ESTUDO DA FÍSICA
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ENEM 99 ( I Parte ) 
BOA SORTE
SONETO DE FIDELIDADE

De tudo ao meu amor serei atento
Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou ao seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(MORAES, Vinícius de. Antologia poética. São Paulo: Cia das Letras, 1992)

 

1. A palavra mesmo pode assumir diferentes significados, de acordo com a sua função na frase. Assinale a alternativa em que o sentido de mesmo equivale ao que se verifica no 3º. verso da 1ª. estrofe do poema de Vinícius de Moraes. 
a) Pai, para onde fores, / irei também trilhando as mesmas ruas... (Augusto dos Anjos) 
b) Agora, como outrora, há aqui o mesmo contraste da vida interior, que é modesta, com a exterior, que é ruidosa. (Machado de Assis) 
c) Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis. (Raimundo Faoro) 
d) Mas, olhe cá, Mana Glória, há mesmo necessidade de fazê-lo padre? (Machado de Assis) 
e) Vamos de qualquer maneira, mas vamos mesmo. (Aurélio) 
 
 
2. Vinte anos depois da formatura, cinco colegas de turma decidem organizar uma confraternização. Para marcar o dia e o local da confraternização, precisam comunicar-se por telefone. Cada um conhece o telefone de alguns colegas e desconhece o de outros. No quadro abaixo, o número 1 indica que o colega da linha correspondente conhece o telefone do colega da coluna correspondente; o número 0 indica que o colega da linha não conhece o telefone do colega da coluna. Exemplo: Beto sabe o telefone do Dino que não conhece o telefone do Aldo.
  Aldo Beto Carlos Dino Ênio
Aldo 1 0 1 0
Beto 0 1 0 1 0
Carlos 1 0 1 1 0
Dino 0 0 0 1 1
Ênio 1 1 1 1 1
 
O número mínimo de telefonemas que Aldo deve fazer para se comunicar com Carlos é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
 
 
3. Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 . 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto acima, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e a de uma pessoa, pretende mostrar que
a) a agricultura surgiu logo em seguida aos vegetais, perturbando desde então seu desenvolvimento.
b) o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a indústria, em suma, ao poluir.
c) desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações.
d) o surgimento do ser humano e da poluição é cerca de dez vezes mais recente que o do nosso planeta.
e) a industrialização tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.
 
 
4. O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de
a) 365 anos
b) 460 anos. 
c) 900 anos. 
d) 10 000 anos.
e) 460 000 anos.
 
 
5. Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos, a partir da explosão e expansão de uma densíssima gota. De acordo com a escala proposta no texto, essa teoria situaria o início do Universo há cerca de
a)100 anos.
b)150 anos.
c)1 000 anos.
d)1 500 anos.
e)2 000 anos.
 
 
6. Para convencer a população local da ineficiência da Companhia Telefônica Vilatel na expansão da oferta de linhas, um político publicou no jornal local o gráfico I, abaixo representado. A Companhia Vilatel respondeu publicando dias depois o gráfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato é que, no período considerado, foram instaladas, efetivamente, 200 novas linhas telefônicas.
Analisando os gráficos, pode-se concluir que
a) o gráfico II representa um crescimento real maior do que o do gráfico I. 
b)o gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o II incorreto.
c) o gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o gráfico I incorreto. 
d) a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas. 
e)os dois gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.
 
 
7. Leia o texto abaixo.
 
 

Cabelos longos, brinco na orelha esquerda, físico de skatista. Na aparência, o estudante brasiliense Rui Lopes Viana Filho, de 16 anos, não lembra em nada o estereótipo dos gênios. Ele não usa pesados óculos de grau e está longe de ter um ar introspectivo. No final do mês passado, Rui retornou de Taiwan, onde enfrentou 419 competidores de todo o mundo na 39ª Olimpíada Internacional de Matemática. A reluzente medalha de ouro que ele trouxe na bagagem está dependurada sobre a cama de seu quarto, atulhado de rascunhos dos problemas matemáticos que aprendeu a decifrar nos últimos cinco anos.

Veja - Vencer uma olimpíada serve de passaporte para uma carreira profissional meteórica?

Rui - Nada disso. Decidi me dedicar à Olimpíada porque sei que a concorrência por um emprego é cada vez mais selvagem e cruel. Agora tenho algo a mais para oferecer. O problema é que as coisas estão mudando muito rápido e não sei qual será minha profissão. Além de ser muito novo para decidir sobre o meu futuro profissional, sei que esse conceito de carreira mudou muito.

Entrevista de Rui Lopes Viana Filho à Veja, 05/08/1998, n.31, p. 9-10)

Na pergunta, o repórter estabelece uma relação entre a entrada do estudante no mercado de trabalho e a vitória na Olimpíada. O estudante
a) concorda com a relação e afirma que o desempenho na Olimpíada é fundamental para sua entrada no mercado.  
b) discorda da relação e complementa que é fácil se fazer previsões sobre o mercado de trabalho. 
c) discorda da relação e afirma que seu futuro profissional independe de dedicação aos estudos. 
d)  discorda da relação e afirma que seu desempenho só é relevante se escolher uma profissão relacionada à matemática.
e) concorda em parte com a relação e complementa que é complexo fazer previsões sobre o mercado de trabalho.
 
 

(QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993)

8. Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE,
a) em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”. 
b)em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”.
c) em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”. 
d) em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”. 
e)em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma ” e "a si mesmas", respectivamente.
 
 
9. Suponha que um agricultor esteja interessado em fazer uma plantação de girassóis. Procurando informação, leu a seguinte reportagem:
Solo ácido não favorece plantio

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar o cultivo do girassol. A oleaginosa deve ser plantada em solos descompactados, com pH acima de 5,2 (que indica menor acidez da terra). Conforme as recomendações da Embrapa, o agricultor deve colocar, por hectare, 40 kg a 60 kg de nitrogênio, 40 kg a 80 kg de potássio e 40 kg a 80 kg de fósforo. O pH do solo, na região do agricultor, é de 4,8. Dessa forma, o agricultor deverá fazer a "calagem".

Folha de S. Paulo, 25/09/1996)

 
Suponha que o agricultor vá fazer calagem (aumento do pH do solo por adição de cal virgem – CaO). De maneira simplificada, a diminuição da acidez se dá pela interação da cal (CaO) com a água presente no solo, gerando hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que reage com os ions H+ (dos ácidos), ocorrendo, então, a formação de água e deixando ions Ca2+no solo.
Considere as seguintes equações:
I. CaO + 2H2O -> Ca(OH)3
II. CaO + H2O -> Ca(OH)2
III. Ca(OH)2 + 2H+ -> Ca2++ 2H2O
IV. Ca(OH)2 + H+ -> CaO + H2O
O processo de calagem descrito acima pode ser representado pelas equações:
a) I e II 
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV 
e) III e IV
 
 
10. Considere os textos abaixo.
(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé.

                                             (Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)

As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.

(São Tomás de Aquino-pensador medieval)

 
Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que
a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de São Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas. 
b) a encíclica papal procura complementar São Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé. 
c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II. 
d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico. 
e) tanto a encíclica papal como a frase de São Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.
 
 
11.  A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.
Destas considerações, somente
a) I é correta.   
b) II é correta.  
c) III é correta. 
d) I e II são corretas. 
e) II e III são corretas.
 
 
12. O alumínio se funde a 666oC e é obtido à custa de energia elétrica, por eletrólise – transformação realizada a partir do óxido de alumínio a cerca de 1 000 oC.
A produção brasileira de alumínio, no ano de 1985, foi da ordem de 550 000 toneladas, tendo sido consumidos cerca de 20 kWh de energia elétrica por quilograma do metal. Nesse mesmo ano, estimou-se a produção de resíduos sólidos urbanos brasileiros formados por metais ferrosos e não-ferrosos em 3 700 t/dia, das quais 1,5% estima-se corresponder ao alumínio.
 
(Dados adaptados de] FIGUEIREDO, P. J. M. A sociedade do lixo: resíduos, a questão energética e a crise ambiental. Piracicaba: UNIMEP, 1994)
 
Suponha que uma residência tenha objetos de alumínio em uso cuja massa total seja de 10 kg (panelas, janelas, latas etc.). O consumo de energia elétrica mensal dessa residência é de 100 kWh. Sendo assim, na produção desses objetos utilizou-se uma quantidade de energia elétrica que poderia abastecer essa residência por um período de
a) 1 mês.  
b) 2 meses. 
c) 3 meses.
d) 4 meses.
e) 5 meses.
 
 
13. Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única européia. Leia a notícia destacada abaixo.
O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 o de janeiro, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanhas, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade Européia. A “Euroland”, região abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.

(Gazeta Mercantil, 30/12/1998)

A matéria refere-se à “desmontagem das estruturas do passado” que pode ser entendida como
a) o fim da Guerra Fria, período de inquietação mundial que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos opostos. 
b) a inserção de alguns países do Leste Europeu em organismos supranacionais, com o intuito de exercer o controle ideológico no mundo. 
c) a crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia levando à polarização ideológica da antiga URSS.  
d) a confrontação dos modelos socialista e capitalista para deter o processo de unificação das duas Alemanhas. 
e) a prosperidade das economias capitalista e socialista, com o conseqüente fim da Guerra Fria entre EUA e a URSS. 
 
 
14. 

ÁGUA MINERAL NATURAL

Composição química provável em mg/L
Sulfato de estrôncio .............................................. 0,04
Sulfato de cálcio ..................................................... 2,29
Sulfato de potássio ................................................ 2,16
Sulfato de sódio ................................................... 65,71
Carbonato de sódio .......................................... 143,68
Bicarbonato de sódio ....................................... 42,20
Cloreto de sódio ........................................... 4,07
Fluoreto de sódio .......................................... 1,24
Vanádio .................................................... 0,07

Características físico-químicas
pH a 25 oC .................................................. 10,00
Temperatura da água na fonte ................ ..24oC
Condutividade elétrica ............................. 4,40x10-4 ohms/cm
Resíduo de evaporação a 180 oC ...........288,00 mg/L

CLASSIFICAÇÃO:

“ALCALINO-BICARBONATADA, FLUORETADA, VANÁDICA”

Indicadores ácido base são substancias que em solução aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da solução. O quadro abaixo fornece as cores que alguns indicadores apresentam à temperatura de 25o C

Indicador

Cores conforme o pH

Azul de bromotimol

amarelo em pH £ 6,0; azul em pH ³ 7,6

Vermelho de metila

vermelho em pH £ 4,8; amarelo em pH ³ 6,0

Fenolftaleína

incolor em pH £ 8,2; vermelho em pH ³ 10,0

Alaranjado de metila

vermelho em pH £ 3,2; amarelo em pH ³ 4,4

As informações abaixo foram extraídas do rótulo da água mineral de determinada fonte.

Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa água mineral, enchendo-as com água de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como água mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na “água mineral fraudada”, à temperatura de 25oC, gotas de
a) azul de bromotimol ou fenolftaleína.  
b) alaranjado de metila ou fenolftaleína.  
c)  alaranjado de metila ou azul de bromotimol.
d) vermelho de metila ou azul de bromotimol. 
e) vermelho de metila ou alaranjado de metila. 

 
15. As seguintes explicações foram dadas para a presença do elemento vanádio na água mineral em questão
I. No seu percurso até chegar à fonte, a água passa por rochas contendo minerais de vanádio, dissolvendo-os.
II. Na perfuração dos poços que levam aos depósitos subterrâneos da água, utilizaram-se brocas constituídas de ligas cromo-vanádio.
III. Foram adicionados compostos de vanádio à água mineral.
Considerando todas as informações do rótulo, pode-se concluir que apenas
a) a explicação I é plausível.  
b) a explicação II é plausível. 
c) a explicação III é plausível. 
d) as explicações I e II são plausíveis.
e) as explicações II e III são plausíveis.
 
 
16. A água do mar pode ser fonte de materiais utilizados pelo ser humano, como os exemplificados no esquema abaixo.
Os materiais I, II, III e IV existem como principal constituinte ativo de produtos de uso rotineiro. A alternativa que associa corretamente água sanitária, fermento em pó e solução fisiológica com os 
materiais obtidos da água do mar é:
água sanitária fermento em pó solução fisiológica
a) II III IV
b) III I IV
c) III IV I
d) II III I
e) I IV III
 
 
17. Leia um texto publicado no jornal Gazeta Mercantil. Esse texto é parte de um artigo que analisa algumas situações de crise no mundo, entre elas, a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, e foi publicado na época de uma iminente crise financeira no Brasil.
Deu no que deu. No dia 29 de outubro de 1929, uma terça-feira, praticamente não havia compradores no pregão de Nova Iorque, só vendedores. Seguiu-se uma crise incomparável: o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu de 104 bilhões de dólares em 1929, para 56 bilhões em 1933, coisa inimaginável em nossos dias. O valor do dólar caiu a quase metade. O desemprego elevou-se de 1,5 milhão para 12,5 milhões de trabalhadores – cerca de 25% da população ativa – entre 1929 e 1933. A construção civil caiu 90%. Nove milhões de aplicações, tipo caderneta de poupança, perderam-se com o fechamento dos bancos. Oitenta e cinco mil firmas faliram. Houve saques e norte-americanos que passaram fome.

(Gazeta Mercantil, 05/01/1999)

Ao citar dados referentes à crise ocorrida em 1929, em um artigo jornalístico atual, pode-se atribuir ao jornalista a seguinte intenção:
a) questionar a interpretação da crise. 
b) comunicar sobre o desemprego. 
c) instruir o leitor sobre aplicações em bolsa de valores.
d) relacionar os fatos passados e presentes. 
e) analisar dados financeiros americanos. 
 
 
18. A tabela abaixo apresenta dados referentes à mortalidade infantil, à porcentagem de famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos e às taxas de analfabetismo das diferentes regiões brasileiras e do Brasil como um todo.
Regiões do Brasil
Mortalidade infantil
Famílias de baixa renda com crianças menores de 6 anos (em %)
Taxa de analfabetismo em maiores de 15 anos (em %)
Norte
35,6
34,5
12,7
Nordeste
59,0
54,9
29,4
Sul
22,5
22,4
8,3
Sudeste
25,2
18,9
8,6
Centro-Oeste
25,4
25,5
12,4
Brasil
36,7
31,8
14,7
Fonte: Folha de S. Paulo, 11/03/99
 
A mortalidade infantil indica o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade para cada grupo de 1.000 crianças que nasceram vivas.
Suponha que um grupo de alunos recebeu a tarefa de pesquisar fatores que interferem na manutenção da saúde ou no desenvolvimento de doenças. O primeiro grupo deveria colher dados que apoiassem a idéia de que combatendo-se agentes biológicos e químicos garante-se a saúde. Já o segundo grupo deveria coletar informações que reforçassem a idéia de que a saúde de um indivíduo está diretamente relacionada à sua condição socioeconômica.
Os dados da tabela podem ser utilizados apropriadamente para
a) apoiar apenas a argumentação do primeiro grupo. 
b) apoiar apenas a argumentação do segundo grupo.
c) refutar apenas a posição a ser defendida pelo segundo grupo. 
d) apoiar a argumentação dos dois grupos.
e) refutar as posições a serem defendidas pelos dois grupos.
 
 
19. 
Imagine uma eleição envolvendo 3 candidatos A, B, C e 33 eleitores (votantes). Cada eleitor vota fazendo uma ordenação dos três candidatos. Os resultados são os seguintes:
A primeira linha do quadro descreve que 10 eleitores escolheram A em 1º lugar, B em 2º lugar, C em 3º lugar e assim por diante.
Considere o sistema de eleição no qual cada candidato ganha 3 pontos quando é escolhido em 1º lugar, 2 pontos quando é escolhido em 2º lugar e 1 ponto se é escolhido em 3º lugar. O candidato que acumular mais pontos é eleito. Nesse caso,
Ordenação
A B C
A C B
B A C
B C A
C A B
C B A
Total de Votantes

 

Nº de votantes
10
04
02
07
03
07
33

 

a) A é eleito com 66 pontos. 
b) A é eleito com 68 pontos.
c) B é eleito com 68 pontos.
d) B é eleito com 70 pontos.
e) C é eleito com 68 pontos.
 

20. Uma garrafa cilíndrica está fechada, contendo um líquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medições, você disponha apenas de uma régua milimetrada. Para calcular o volume do líquido contido na garrafa, o número mínimo de medições a serem realizadas é:  
a) 1 
b)
c) 3 
d) 4 
e) 5

 

 
 
21. Para calcular a capacidade total da garrafa, lembrando que você pode virá-la, o número mínimo de medições a serem realizadas é:
Ver texto/figura questão 20:
a) 1
b) 2
c)
d)
e)
 
 

RESULTADOS

Sua nota será:
Você acertou as questões:
Você errou as questões:

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