Clique aqui para fechar esta janela                                                                             Voltar a página anterior

    ESTUDO DA FÍSICA    
O SEU SITE DE ESTUDO NA NET
ENERGIA

 

  INTRODUÇÃO  

A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas de desenvolvimento de uma nação quase sempre estão relacionadas com sua capacidade de produção e de consumo de energia.
Falamos muito de energia nuclear, energia solar, energia dos alimentos, energia elétrica e tantas outras formas de energia.
A energia relaciona-se diretamente com o trabalho. Se um sistema físico possui energia, ele é capaz de realizar trabalho.
Energia e trabalho têm a mesma unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades de Medidas, o joule ( J ).
Vamos estudar agora, uma das diversas formas de energia, a ENERGIA MECÂNICA.

  ENERGIA MECÂNICA 

A energia mecânica é aquela energia devida a corpos em movimento ( energia cinética ) e / ou armazenada em sistemas físicos ( energia potencial ).

 

  ENERGIA CINÉTICA  

Para que um corpo esteja em movimento em relação a um dado referencial é preciso que haja uma forma de energia denominada energia cinética. Sua intensidade é proporcional a massa do corpo e a sua velocidade desenvolvida.

 

  TEOREMA DA ENERGIA CINÉTICA  

" O trabalho de uma força resultante é medido pela variação da energia cinética ".

 

  ENERGIA POTENCIAL ( Ep )  

A energia potencial é a energia armazenada num sistema físico e pode ser transformada em energia cinética. Na Mecânica são consideradas duas formas de energia: a potencial gravitacional ( Epg ) e a potencial elástica ( Epe ).

 

  ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL  

É a energia que corresponde ao trabalho que a força peso realiza em um deslocamento de um nível considerado até outro nível de referência.

 

  ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA  

É a energia que corresponde ao trabalho realizado pela força elástica ao longo de uma deformação de uma mola.

  Se a força for variável, temos:  

 

  CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA  

Na ausência de forças dissipativas ( atrito e resistência do ar ), a energia mecânica é conservada ( permanece constante ), havendo apenas transformação em suas formas cinética e potencial. Um sistema físico nestas condições é dito sistema conservativo.