Clique aqui para fechar esta janela                                                                            Voltar a página anterior

    ESTUDO DA FÍSICA    

 

O SEU SITE DE ESTUDO NA NET

  SIMULADO ON-LINE  
TERMOMETRIA 
 

BOA SORTE

 

Questão 1   
 
A temperatura na superfície externa do Sol é de aproximadamente 6,0 . 103 °C. Se a escala termométrica utilizada fosse a Fahrenheit, essa temperatura seria indicada, aproximadamente, por:
a)
1,1 . 103 °F
b)
4,3 . 103 °F
c)
1,1 . 104 °F
d)
4,3 . 104 °F
e)
1,1 . 106 °F
 
 
Questão
 
Um estudante observa que, em certo instante, a temperatura de um corpo, na escala Kelvin, é 280 K. Após 2 horas, esse estudante verifica que a temperatura desse corpo, na escala Fahrenheit, é 86° F. Nessas 2 horas, a variação da temperatura do corpo, na escala Celsius, foi de:
a)
23° C
b)
25° C
c)
28° C
d
) 30° C
e)
33° C
 
 
Questão 3 
 
Temos visto ultimamente uma farta divulgação de boletins meteorológicos nos diversos meios de comunicação e as temperaturas são geralmente indicadas nas escalas Fahrenheit e (ou) Celsius. Entretanto, embora seja a unidade de medida de temperatura do SI, n„o temos visto nenhuma informação de temperaturas em Kelvin. Se o boletim meteorológico informa que no dia as temperaturas mínima e máxima numa determinada cidade serão, respectivamente, 23° F e 41° F, a variação dessa temperatura na escala Kelvin é:
a)
- 7,8 K
b)
10 K
c)
32,4 K
d)
283 K
e)
291 K
 
 
Questão 4 
 

O gráfico ao lado estabelece a relação entre a escala termométrica X e a Celsius. Na escala X, o valor correspondente a 40º C é:
a) 60º X
b) 65º X
c) 70º X
d) 75º X
e) 80º X

 

 
 
Questão 5 
 
Um viajante, ao desembarcar no aeroporto de Londres, observou que o valor da temperatura do ambiente na escala Fahrenheit é o quíntuplo do valor da temperatura na escala Celsius. Esta temperatura é de:
a) 5° C
b) 10° C
c) 15° C
d) 20° C
e) 25° C

 

 
Questão 6 
 
Um médico criou para uso próprio uma escala termométrica linear, adotando, respectivamente, –10,0° M e 190° M para os pontos de fusão do gelo e de ebulição da água sobre pressão normal. 
Usando um termômetro graduado nessa escala, ele mediu a temperatura de um paciente e encontrou o valor 68 °M. A temperatura dessa pessoa na escala Celsius era:
a)
39° C
b)
38° C
c)
37,5° C
d)
37° C
e)
36,5° C

 

 
Questão 7 
 
Na escala termométrica X, ao nível do mar, a temperatura do gelo fundente é –30° X e a temperatura de ebulição da água é 120° X. A temperatura na escala Celsius que corresponde a 0° X é:
a) 15° C
b) 20° C
c) 25° C
d) 28° C
e) 30° C
 
 
 
Questão 8 
 
Um profissional, necessitando efetuar uma medida de temperatura, utilizou um termômetro cujas escalas termométricas inicialmente impressas ao lado da coluna de mercúrio estavam ilegíveis. Para atingir seu objetivo, colocou o termômetro inicialmente numa vasilha com gelo fundente, sob pressão normal, e verificou que no equilíbrio térmico a coluna de mercúrio atingiu 8,0 cm. Ao colocar o termômetro em contato com água fervente, também sob pressão normal, o equilíbrio térmico se deu com a coluna de mercúrio atingindo 20,0 cm de altura. Se nesse termômetro utilizarmos as escalas Celsius e Fahrenheit e a temperatura a ser medida for expressa pelo mesmo valor nas duas escalas, a coluna de mercúrio terá altura de:
a) 0,33 cm
b) 0,80 cm
c) 3,2 cm
d) 4,0 cm
e) 6,0 cm
 
 
Questão 9 
 
Os termômetros são instrumentos utilizados para efetuarmos medidas de temperaturas. Os mais comuns se baseiam na variação de volume sofrida por um líquido considerado ideal, contido num tubo de vidro cuja dilatação é desprezada. Num termômetro em que se utiliza mercúrio, vemos que a coluna desse líquido “sobe” cerca de 2,7 cm para um aquecimento de 3,6° C. Se a escala termométrica fosse a Fahrenheit, para um aquecimento de 3,6° F, a coluna de mercúrio “subiria” :
a)
11,8 cm
b)
3,6 cm
c)
2,7 cm
d)
1,8 cm
e)
1,5 cm
 
 
 
Questão 10 
 
A coluna de mercúrio de um termômetro está sobre duas escalas termométricas que se relacionam entre si. A figura ao lado mostra algumas medidas correspondentes a determinadas temperaturas. Quando se encontra em equilíbrio térmico com gelo fundente, sob pressão normal, o termômetro indica 20° nas duas escalas. Em equilíbrio térmico com água em ebulição, também sob pressão normal, a medida na escala A é 82 °A e na escala B:
a) 49 °B
b) 51 °B
c) 59 °B 
d) 61 °B
e) 69 °B

 

 
 

RESULTADOS

Sua nota será:

Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO