Clique aqui para fechar esta janela                                                                            Voltar a página anterior

    ESTUDO DA FÍSICA    

 

O SEU SITE DE ESTUDO NA NET

  SIMULADO ON-LINE  
ESTUDO DOS GASES - PARTE I I 
 

BOA SORTE

 

Questão 1   
 
Um estudante observa que 15 litros de determinada massa de gás perfeito, à pressão de 8 atm, sofre uma transformação isotérmica na qual seu volume aumenta de um terço. A nova pressão do gás será de:
a)
2 atm
b)
3 atm
c)
4 atm
d)
5 atm
e)
6 atm
 
 
Questão
 
Durante certo experimento em laboratório, utilizou-se um aquecedor de potência constante e igual a 1 000 W, durante 14 minutos. Verificou-se, em seguida, que, com a quantidade de energia térmica dissipada nesse tempo, se pode proporcionar o mesmo aumento de temperatura, tanto a um volume de 20,0 litros de água líquida pura, como a uma massa de gás carbônico (CO2) igual a 22,0 mg, inicialmente à temperatura de 27o C. Sabe-se que a massa de 1 mol de CO2 é 44 g.
Mantendo-se constante o volume do gás, que é de 1,0 . 10–2 litro, sua pressão final será aproximadamente
Dados:
R = 8,2 . 10-2 litro . atm / kelvin . mol 
calor específico da água = 4,2 joules/(g.oC)
densidade da água = 1,0 . 103 g/litro

a)
0,150 atm
b)
1,27 atm
c)
1,50 atm
d)
1,57 atm
e)
3,00 atm
 
 
Questão 3 
 
Certa massa de gás perfeito sofre uma transformação de maneira que seu volume aumenta de 20% e sua temperatura absoluta diminui de 40%. Terminada essa transformação, a pressão do gás será
a)
50% maior que a inicial.
b)
50% menor que a inicial.
c)
30% maior que a inicial.
d)
30% menor que a inicial.
e)
igual à inicial.
 
 
Questão 4 
 
 
Uma certa massa de gás perfeito, que tem volume de 4,0 litros à temperatura de 27° C, sofre uma transformação na qual sua pressão diminui de 20% e sua temperatura absoluta aumenta de 10%. O novo volume do gás será de:
a) 22 litros
b) 18 litros
c) 12 litros
d) 8,5 litros
e) 5,5 litros

 

 
Questão 5 
 
Em uma experiência variou-se somente a temperatura absoluta T e o volume V de uma determinada massa de gás perfeito e a relação V / T não se alterou. A transformação sofrida pelo gás recebe o nome de:
a) isotérmica.
b) isobárica.
c) isométrica.
d) adiabática.
e) isocalórica.
 
 
 
Questão 6 
 

O gráfico ao lado mostra como varia a pressão de um gás ideal em função do volume por ele ocupado. As curvas T1 e T2 são chamadas isotermas e as setas mostram duas transformações sucessivas que o gás sofre desde o estado A até o estado C. De A para B temos uma transformação _____________ e de B para C, uma transformação _____________ . A alternativa cujas afirmações preenchem corretamente as lacunas na ordem de leitura é:
a) isotérmica e isotérmica
b) isovolumétrica e isotérmica
c) isotérmica e isovolumétrica
d) isobárica e isovolumétrica
e) isovolumétrica e isobárica

 

 
Questão 7 
 
Uma massa de 20 mols de certo gás perfeito tem volume de 123 litros à temperatura de 27 °C. A partir desse estado, varia-se a temperatura do gás, mantendo-se constante sua pressão e as características de gás ideal. Nessas transformações, a função que fornece o volume V desse gás com sua temperatura absoluta T é:
Dado: Constante Universal dos Gases Perfeitos = 0,82 atm . litro / mol . K
a) V = 0,41 T
b) V = 0,82 T
c) V = 1,23 T
d) V = 1,61 T
e) V = 2,05 T  

 

 
Questão 8 
 
Um cilindro metálico de 41 litros contém argônio (massa de um mol = 40 g) sob pressão de 90 atm à temperatura de 27° C. A massa de argônio no interior desse cilindro é de:
Dado: R = 0,082 atm . litro / mol . K 
a)
10 kg
b)
9 kg
c)
8 kg
d)
7 kg
e)
6 kg
 
 
 

RESULTADOS

Sua nota será:

Você acertou as questões:
Você errou as questões:

VERIFICAR GABARITO