ESTUDO DA FÍSICA

FACEBOOK

CONTADOR

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje323
mod_vvisit_counterOntem113
mod_vvisit_counterEsta semana2964
mod_vvisit_counterÚltima semana764
mod_vvisit_counterEste mês3658
mod_vvisit_counterÚltimo mês7345
mod_vvisit_countertodos os dias3289831

NOTÍCIAS ONLINE

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 05 de Fevereiro de 2016 20:24

Professor de Física alcança o maior nível de produtividade em Pesquisa do CNPq

 

Marcelo Lyra foi classificado com bolsa PQ 1-A, reservado aos pesquisadores com excelência em produção científica
Professor Marcelo Lyra
Lenilda Luna - jornalista

 


Mais um reconhecimento importante para o Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que tem 41 anos de criação. A unidade acadêmica que se destaca pela produtividade científica e de extensão, tem agora um professor com bolsa PQ 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): o professor Marcelo Lyra. A PQ 1-A é "destinada aos pesquisadores que se destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq", segundo informa o portal do Conselho.

A notícia foi comemorada não só pelo IF, mas por toda a universidade, já que a instituição ganha em credibilidade quando a produção de seus pesquisadores é reconhecida por agências de fomento e entidades do mundo científico com critérios rigorosos de avaliação. "É o topo da carreira de um pesquisador no CNPq. Uma bolsa que dura cinco anos e é um reconhecimento à qualidade da carreira científica", comemorou Alejandro Frery, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Marcelo Lyra tem experiência na área de Física, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente com localização de Anderson, cristais líquidos, sistemas dinâmicos estocásticos e transições de não-equilíbrio. "Venho pesquisando sobre diversas propriedades, elétricas, magnéticas, ópticas, mecânicas e termodinâmicas da matéria. Durante minha carreira acadêmica, desenvolvida inteiramente na Ufal, publiquei mais de duzentos artigos científicos em revistas de circulação internacional", informa o professor.

O portal do CNPq destaca que, entre as qualidades para esse reconhecimento, além da qualidade da pesquisa, é preciso demonstrar liderança e contribuição de relevância na comunidade científica internacional. Esses critérios são cumpridos pelo pesquisador da Ufal. "Mantive colaborações científicas com pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior, mas tendo sempre a perspectiva de consolidar um grupo ativo de pesquisadores em Física na Ufal e um programa de pós-graduação de excelência, como hoje é reconhecida a do IF. Algumas das teorias físicas desenvolvidas por nossa equipe foram objeto de experimentos científicos realizados na Europa e nos Estados Unidos", destaca Marcelo Lyra.

Na prática, essa bolsa abre novas possibilidades em pesquisa para a Ufal. "Por ser um selo de experiência científica e reconhecimento de inserção nacional e internacional, os pesquisadores nível PQ 1A podem coordenar grandes projetos de pesquisa em rede e, portanto, captar um volume maior de recursos para pesquisa em sua instituição. Além disso, geralmente os programas de pós-graduação necessitam ter em seus quadros pesquisadores 1A para serem classificados pela Capes nos níveis mais altos (6 ou 7). O programa de pós-graduação em Física da Ufal tem atualmente conceito 5", explica o professor.

Para o Instituto de Física, o reconhecimento ao professor é somado à uma série de conquistas, como a do professor Francisco Fideles, que superou mais de mil citações em artigos científicos em 2014; ou do professor Rodrigo André Caetano, que publicou um artigo no periódico Physical Review Letters; ou a realização de importantes encontros científicos internacionais em Maceió. Além das várias realizações, outros dois docentes do IF foram promovidos na carreira de pesquisador: Francisco Fidelis e Eduardo Fonseca.

As conquistas são consideráveis, já que o Instituto de Física da Ufal é um dos menores do país. "Para expandirmos nossa atuação visando o reconhecimento do IF como um núcleo de referência, é preciso crescer o corpo docente com qualidade e melhorar nossas instalações físicas. A construção em andamento de um novo espaço físico para o programa de pós-graduação é um passo importante nesta direção. O concurso para professores visitantes também permitirá o crescimento do corpo docente de forma mais criteriosa. O reconhecimento da comunidade científica de nosso esforço motiva os pesquisadores mais jovens a dar continuidade à história de sucesso do IF", concluiu Marcelo Lyra.

Última atualização em Sex, 05 de Fevereiro de 2016 20:32
 
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 25 de Janeiro de 2016 20:49

Ifal publica documento que padroniza gestão dos bens móveis

 


Coordenadora de Patrimônio da Reitoria do Ifal, administradora Paula Pradines.






 

Com o título Procedimentos para Gestão do Patrimônio Móvel do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o documento foi aprovado pela Portaria Nº 137/GR, de 21 de janeiro de 2016, e é destinado aos servidores da área patrimonial ou de atividades correlatas, mas deve ser de conhecimento de todos os que atuam no instituto.

Última atualização em Seg, 25 de Janeiro de 2016 21:30
Leia mais...
 
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 25 de Janeiro de 2016 20:49

Concurso para professor de Libras na Uneal será lançado até fim de fevereiro

 

Vaga foi autorizada pelo Governo do Estado; comissão está elaborando o edital

Carlos Alberto Jr.




Até o fim do mês de fevereiro, um novo concurso será lançado pela Universidade Estadual de Alagoas. Desta vez um professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) será selecionado para atuar no Campus I, em Arapiraca.

Última atualização em Seg, 25 de Janeiro de 2016 21:26
Leia mais...
 
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 25 de Janeiro de 2016 20:48

Inscrições para Escolas Técnicas Estaduais em Pernambuco tem início nesta segunda-feira (25)

 


São 360 vagas para vagas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio
Camila Labanca

 

Os estudantes interessados em ingressar no ensino técnico integrado ao ensino médio devem ficar atentos. A Secretaria de Educação do Estado abriu inscrições para o preenchimento de 360 vagas para as Escolas Técnicas Estaduais (ETE) localizadas nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e Buíque, Agreste do Estado. O edital e o cadastro para as inscrições estão disponíveis, exclusivamente via Internet, no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br) até esta sexta-feira (29). As inscrições são gratuitas.

Última atualização em Seg, 25 de Janeiro de 2016 21:13
Leia mais...
 
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 25 de Janeiro de 2016 20:48

Estudantes da rede estadual de Rio Largo em Alagoas comemoram aprovação no Enem

 


Gustavo, Thiago e João atribuem resultado à sua dedicação aos estudos e apoio dos professores. Na foto ao lado, alunos com o diretor adjunto Renato Vasco
Texto: Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

 

Depois de um ano de muito esforço e dedicação aos estudos, muitos estudantes receberam com alegria o resultado de sua inclusão na lista da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgada no último dia 18. Três estudantes da rede estadual de Rio Largo estão entre os aprovados na primeira chamada.

Última atualização em Seg, 25 de Janeiro de 2016 21:07
Leia mais...
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 19
Copyright © 2016 ESTUDO DA FÍSICA. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Joomla templates

ENQUETE

Você utiliza ou já utilizou, algum programa do governo federal (Fies, Prouni, Ciências sem fronteira, etc)?
 

VISITANTES ONLINE

Nós temos 2 visitantes online

HORA CERTA

SUA CONEXÃO

CLIMA TEMPO

PESQUISA EDUCACIONAL