Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estudantes do Ifal são premiados na Olimpíada Alagoana de Matemática

 

Por Roberta Rocha - jornalista


A Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) divulgou na última terça-feira, 10, a lista de premiados da edição 2019. Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal alcançaram destaque no nível 3 da competição, voltado a matriculados no ensino médio. As conquistas dos campi da instituição somaram uma medalha de ouro, seis de prata, sete de bronze e quatro menções honrosas.

O maior reconhecimento foi para a estudante Vitória de Lira Tenório do Campus Arapiraca. O ouro obtido por ela gerou satisfação no professor de Matemática Adriano Valeriano. O docente coordena um grupo de estudos que prepara alunos da unidade de ensino do agreste alagoano para olimpíadas na área.

Faturaram a prata na competição os discentes Jairon Henrique, Oswaldo Giacomo e Diogo Magalhães do Campus Maceió, Edielson Costa do Campus Coruripe, Humberto Barbosa do Campus Arapiraca e João Thomaz Braga do Campus Santana do Ipanema.  Com o bronze, ficaram Maria Izabel Nunes, Aline Maria dos Santos, Felipe da Silva, Gabriel de Jesus e Igor Maurício, os cinco oriundos do Campus Arapiraca, além de Matheus Pedro da Silva e Jonathan Yuri da Silva do Campus Maceió.

Este ano, a OAM também premiou alunos que tiveram bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Obmep, mas não foram premiados na disputa local, a exemplo da aluna Ana Sofia do Ifal Piranhas. A nova categoria foi chamada Oamep e também referenciou docentes e escolas destaque. No nível 3, os campi Maceió e Arapiraca foram as instituições de ensino condecoradas.

Sobre a Olimpíada Alagoana - O objetivo da disputa, organizada anualmente pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, é estimular estudo da matemática aos alunos do nível médio e fundamental, bem como descobrir talentos latentes nesta área do conhecimento, além de contribuir para o aperfeiçoamento de professores  através da participação direta no treinamento.