Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Estudante da Uneal representa Alagoas em programa do Senado Federal



A estudante da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Danielly Fernandes Azevedo, participou do programa estágio-visita (EVSF) do Senado Federal. A discente do 4° período do curso de direito, campus I em Arapiraca, representou o estado de Alagoas, na 1° edição do programa de 18 a 23 de novembro em Brasília-DF.

A oportunidade de visita ao programa surgiu mediante indicação do atual Senador Rodrigo Cunha. Na seleção da 1° edição do EVSF foram estabelecidos alguns critérios sendo os estudantes indicados pelos Senadores líderes dos blocos. Entre os pré-requisitos, estar cursando o nível superior em alguma instituição, e ter participado de alguma ação ou projeto no legislativo. Antes da seleção, Danielly vivenciou o programa deputado por um dia, na Assembléia Legislativa de Alagoas em 2017, um projeto idealizado pelo deputado Estadual Rodrigo Cunha, durante seu mandato.

Entre a programação, os 10 estudantes escolhidos simularam a criação e votação de projetos de lei, no qual a alagoana é autora ao lado dos representantes  de Pernambuco, Acre, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Paraná, Paraíba, Amazonas, e Rio Grande do Norte. Os jovens lançaram a idéia da criação do projeto de lei que Inclua o ensino de alguns tópicos da constituição Federal e temas sobre política e cidadania no âmbito do ensino médio.

 “É de suma importância a participação da juventude, pois temos uma visão inovadora e somos o futuro do nosso país. A participação política seja ela representativa ou democrática exerce o controle social, é fundamental para um avanço na política e na nossa democracia”, enfatizou Danielly.

 A estudante revelou que o cronograma foi programático, amplo e sobre um elevado grau de conhecimento do poder legislativo, sendo o conteúdo ministrado por grandes autoridades do Senado Federal, e do ILB/Interlegis, Banco Central e TCU.  Contendo disseminação teórica sobre os processos e procedimentos do legislativo, conhecimento sobre o Banco central do Brasil e o TCU. Os estudantes viram de perto o trabalho dos Senadores, com visitacão aos gabinetes e ao plenário do senado e da câmera dos deputados, além de tour pelo Congresso Nacional e nos pontos históricos de Brasília

  A jovem finalizou se expressando a respeito da experiência de visitar o senado “participar do programa EVSF, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, primeiramente por ser escolhida e indicada para representar o estado de Alagoas nessa primeira edição, e em virtude da amplitude de conhecimento adquirido sobre todo o poder legislativo no congresso Nacional e de outras instituições públicas, pela vivência na prática da importância e do papel do Senador da República para nossa política".