Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Inscrições abertas para PE no Campus 2020

Programa de acesso ao ensino superior do Governo de Pernambuco oferta mil bolsas para estudantes alcançarem as melhores notas no ENEM e SSA

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou nesta terça-feira (10) o início das inscrições para o PE no Campus 2020 - Programa de Acesso ao Ensino Superior. Os estudantes interessados têm até o dia 6 de janeiro para efetuar o cadastro, realizado exclusivamente através do site www.educacao.pe.gov.br. Todas as informações sobre prazos, requisitos e documentos necessários podem ser encontrados no edital disponível aqui.


O anúncio foi feito durante um evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco e contou com a participação de estudantes, gestores e professores da Rede Estadual. Além das especificações técnicas, requisitos e o funcionamento do programa, Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado, falou da importância deste programa para a sociedade pernambucana. “O PE no Campus é um sonho que foi construído ao longo dos últimos anos. A gente vinha percebendo que a cada ano avançávamos nos nossos resultados e mais estudantes estavam concluindo o ensino médio, mas precisávamos dar um passo a mais. Em 2017 a gente deu esse passo, quando lançamos o programa e com isso os estudantes passaram a se sentir mais seguros para escolher universidades mais distantes”, comentou Fred.

O PE no Campus visa melhorar as condições de acesso de estudantes da Rede Estadual às universidades públicas, atuando em dois eixos: mobilização e preparação dos jovens para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE); e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior da rede estadual ou federal localizadas em todo o Brasil.

Como nas últimas edições, serão disponibilizadas mil bolsas, sendo 900 para estudantes que optarem por concorrer através da nota do Enem e 100 bolsas para estudantes que optarem por concorrer através das notas obtidas nas três etapas de avaliação do SSA. Os bolsistas selecionados receberão apoio financeiro durante dois anos, sendo R$ 950 mensais no primeiro ano e R$ 400 mensais no segundo ano. A quantia contribui com as despesas do curso, além de moradia, alimentação e transporte.

Após as provas do ENEM, o estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Guedes Alcoforado, David Albuquerque, está animado para se inscrever no PE no Campus. Ele vê no programa uma oportunidade de mudar a vida da família. "A gente quer sempre melhorar, mas nem sempre temos espaço e  oportunidades de crescimento. Vejo o PE no Campus como uma forma de ter acesso a esse espaço, que pode ser a universidade. Pensar dessa forma me faz acreditar que não somente minha situação de vida pode melhorar, como também a da minha família”, explicou o jovem que deseja cursar Engenharia Química ou Redes de Computadores.
Para concorrer ao PE no Campus o candidato terá que ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos; ser atendido pelo Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a três salários mínimos; ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade e ter sido admitido em curso de graduação numa instituição pública de ensino superior. O resultado da primeira etapa será divulgado até o 3º dia útil após a divulgação do resultado ENEM.