Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Inteligência artificial deve moldar o mercado de tecnologia em 2020


Pesquisa da Accenture revela que o uso da tecnologia deve se tornar ainda mais recorrente nas empresas; gastos já superam 37 bilhões de dólares
Por Rodrigo Loureiro

São Paulo – Uma pesquisa realizada pela consultoria americana Accenture e chamada de Technology Vision mapeou as principais tendências tecnológicas para os próximos anos. Realizado com base na resposta de mais de 6 mil executivos de 25 países, o estudo aponta que a inteligência artificial é um dos temas que estará em alta no início da próxima década.

Com um dos pontos intitulado como “Eu e a inteligência artificial: reimaginar os negócios por meio de colaboração humana de IA”, a análise é de que as companhias precisam adotar uma nova abordagem para conciliar o uso desta ferramenta digital com os processos humanizados para que homem e máquina trabalhem em conjunto com o máximo de eficiência.

Não é uma missão das mais fáceis. Segundo a pesquisa, apenas 55% dos entrevistados acreditam que os funcionários vão descobrir formas fáceis de lidar com a automação robótica. O restante considera que este ainda é um desafio a ser superado.

Ainda em números, apenas 23% das empresas estão fazendo uso de inteligência artificial aliada com a força de trabalho. Isso deve mudar nos próximos anos. Para 63% dos executivos entrevistados, a expectativa é de que suas empresas passem a utilizar mais técnicas de robótica (munidas com inteligência artificial) em ambientes não controlados.

“A inteligência artificial está transformando a relação entre as pessoas e as máquinas. E o uso desta tecnologia para a automação de processos é apenas uma pequena fração do potencial desta ferramenta”, afirma Michael Biltz, diretor do Accenture Technology Vision, em entrevista para EXAME.

Fonte:

https://exame.abril.com.br/tecnologia/inteligencia-artificial-deve-moldar-o-mercado-de-tecnologia-em-2020/