Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Produtos de limpeza viram opção de geração de renda no sertão

 

Mais um projeto de extensão do Campus Santana beneficia a região


Estimular jovens a fabricar produtos de limpeza de forma sustentável: é com esse objetivo que o projeto de extensão “Produção Artesanal de Produtos de Limpeza - Sustentabilidade Ecológica” leva até o município de São José da Tapera, sertão do estado e distante 28 km do IFAL - Campus Santana do Ipanema, a idéia empreendedora com importante reflexo pedagógico.

Proposto pela Professora Hully Lima, Doutora em Proteção de Plantas, o projeto é mais um dos que se destacam na extensão desenvolvida pelo Campus e que temos tratado semanalmente aqui. A ideia é sempre respeitar um dos princípios que norteiam a ação do IFAL: a garantia do elo indissociável entre entre ensino, pesquisa e extensão.

É com o conceito de sustentabilidade que o projeto se desenvolve, através de oficinas que trazem ao conhecimento dos alunos a vasta existência de matérias-primas disponíveis e suas variadas possibilidades na fabricação de produtos de limpeza. A prática dessa atividade acaba por desenvolver importantes habilidades, uma vez que é estabelecida uma vital troca de saberes, experiências e conhecimentos, num processo de constante renovação, cuja valorização do saber popular é uma das marcas.

Se por um lado o projeto de extensão colabora para o desenvolvimento mais profícuo do ensino, por outro acaba por ter um importante papel de inclusão social. É que com a prática na escola, gerou-se uma nova possibilidade de geração de renda para uma população mais carente. Um dos pilares do projeto é justamente esse foco na criação de novas oportunidades, decisivas para o fortalecimento de uma sociedade mais inclusa.

Além de todas esses benefícios para a escola e a comunidade onde o projeto está sendo aplicado, há um outro elemento relevante: a formação dos alunos bolsistas, estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, que tem a conjugação da teoria e prática fortalecida nesse momento. Os alunos Alícia Melo e Cosme Santos participam dessa iniciativa, que acontece na Escola Estadual Lucilo José Ribeiro.

“O projeto é de fundamental importância para o público alvo e seus familiares dentro das três esferas da sustentabilidade - ponto de vista econômico, social e ambiental - preservando o meio ambiente e garantindo economia para o lar, podendo servir como uma fonte alternativa de renda”, destaca a professora Hully.

Estão sendo fabricados produtos utilizados na limpeza e conservação de todos os ambientes, como casas, escritórios e hospitais. A produção dos chamados “saneantes”, a exemplo da água sanitária, inseticidas e desinfetantes, deve transcorrer até novembro deste ano. Com a execução do projeto, o IFAL Campus Santana reforça sua contribuição para com a sociedade, entregando novas possibilidades pedagógicas e de inclusão social.