Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tempo integral é o caminho para melhorar índices do ensino fundamental

 


Localizada em Recife, EREF Creusa Barreto Dornelas Câmara é a primeira escola de referência em ensino fundamental da rede estadual

Localizada na comunidade de Santa Luiza, no bairro da Torre, a Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Creusa Barreto Dornelas Câmara é a primeira escola da rede estadual a ofertar ensino em tempo de integral. O modelo já aplicado nas unidades de ensino médio – referência no país, inclusive – foi implantado na Creusa Barreto com o objetivo de fortalecer o ensino fundamental e melhorar os índices educacionais, com foco no crescimento da educação pública de Pernambuco. Nesta sexta (30), a unidade recebeu a visita da comitiva do Governo do Estado, contato com a presença do governador Paulo Câmara e do secretário de Educação, Fred Amancio.

A implantação do ensino integral na Creusa Barreto ofertará ensino em tempo integral para duas turmas do 6° ano do fundamental, beneficiando 72 estudantes. A escola está jurisdicionada à Gerência Regional de Educação Recife Sul. O intuito é melhorar os índices do ensino fundamental implantando e desenvolvendo o Programa de Educação Integral nas escolas de ensino fundamental, além de incentivar as redes municipais a também implantar o modelo em tempo integral nas escolas.

A primeira iniciativa de fortalecimento do ensino integral nas escolas municipais foi através do Programa Educação Integrada. Lançado em 2016, o Educação Integrada é uma parceria entre Estado e municípios e conta com 15 escolas municipais beneficiadas no projeto-piloto. “Decidimos implantar o programa na Creusa Barreto para que ela sirva de modelo e a gente possa incentivar os municípios a ter escolas no ensino fundamental em tempo integral e isso só vai contribuir para a educação destes municípios”, ressalta Fred Amancio.

Para o gestor da EREF Creusa Barreto Dornelas Câmara, Ednário Lopes, a transformação da Creusa em escola de referência tem um significado histórico para a comunidade de Santa Luiza. “Torna-se uma escola de referência permitiu que a Creusa disponibilizasse ferramentas que vão dar mais possibilidade de um futuro melhor para um cada destes estudantes”, diz o gestor. A escola iniciou o horário integral - 7h30 às 15h20 - no dia 28 de março. “Passar mais tempo na escola faz com que eu interaja mais com os outros estudantes e tenha um volume maior de aprendizado, além de poder trabalhar melhor temas como projetos de vida e protagonismo”, declara o estudante Valdecson Júnior.

“Hoje, visito esta escola do ensino fundamental, a primeira do Recife que estamos implantando o ensino em tempo integral e o nosso desejo não é somente ter a maior rede de escolas em tempo integral no ensino médio, mas dar condições aos municípios pernambucanos de implantarem o programa em suas escolas do ensino fundamental e fazer com que a nossa educação avance ainda mais, pois este é o caminho que vai fortalecer ainda mais a vida das pessoas e contribuir com um Pernambuco cada vez melhor”, diz o governador Paulo Câmara, que aproveitou o momento para comemorar o reconhecimento de Pernambuco como o Estado com a menor taxa de abandono escolar do país, tanto no ensino médio como no fundamental.