Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


UFBA lança editais ACCS para atuação no FORPOP e no Fórum Social Mundial 2018

 

 

Um convite integrado para todas as unidades da UFBA

 

A Universidade Federal da Bahia lançou, na manhã desta segunda-feira (07/08), os editais da Pró-Reitoria de Extensão destinados à atuação do programa de Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), no Fórum de Artes e Tradições Populares (FORPOP) e no Fórum Social Mundial 2018. Contemplando as áreas temáticas arte e cultura; comunicação, direitos humanos e justiça; educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho, as ACCS fornecerão bolsas de monitoria para estudantes que participam dos projetos da Universidade e as inscrições poderão ser realizadas até 24 de agosto, consultando os editais no site da PROEXT.

De acordo com o reitor João Carlos Salles, a ação “afirma a natureza crítica e reflexiva da universidade, cujo princípio é a união do ensino, pesquisa e extensão”. Salles destacou que são nos momentos difíceis que a instituição se reafirma, escolhendo avançar e é através de gestos como o lançamento desses editais UFBA convida todas as suas unidades para integrar a construção de um espaço de defesa dos direitos e combate das discriminações, quando se aproxima dos saberes e mestres populares ao mesmo tempo em que se prepara para sediar o Fórum Social Mundial, espaço para diálogos dos povos de todo mundo.”

A pró-reitora de Extensão, Fabiana Britto, lembrou que os editais “marcam a continuidade das ACCS como um pioneirismo da UFBA e também servem de referência para outras universidades”. Ela explicou que os editais estão divididos em duas categorias: uma voltada para o Fórum de Artes e Tradições Populares (FORPOP) com o objetivo de ajudar a UFBA a reiterar seu papel social como universidade pública, aproximando-se dos mestres e saberes populares e a outra, concentra-se para a participação e colaboração da UFBA na construção do Fórum Social Mundial, que acontecerá em março de 2018, na UFBA.

 

O Fórum Permanente de Artes e Tradições Populares (FORPOP) da UFBA é um espaço de interlocução entre atores e autores desses múltiplos campos envolvendo a comunidade universitária, criado com a perspectiva da construção de ações articuladas pelo reconhecimento do valor acadêmico das diversas formas de produção de conhecimento populares e tradicionais e da sua importância cultural na formação universitária. O presente edital visa selecionar propostas de ACCS que se incluam nas temáticas relacionadas ao FORPOP e atendam, assim, também aos objetivos dos Programas Desfronteiras e Entrâncias criados em 2015 pela PROEXT. Para conhecer o ACCS FORPOP 2017.2, clique AQUI.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento internacional realizado anualmente por movimentos sociais, sociedade civil e Organizações Não-Governamentais (ONGs) de vários continentes, visando compartilhar experiências, debater ideias e formular alternativas diante dos impasses da globalização, traduzindo-se no lema Um outro mundo é possível. A sua edição de 2018, a se realizar em Salvador, no período de 13 a 17 de março, com o tema Resistir é criar, resistir para transformar, será acolhida pela UFBA, reafirmando sua condição de Instituição de Ensino Superior, pública, gratuita e inclusiva, dedicada à criação, à investigação e ao pensamento crítico ancorados na excelência e no compromisso social. Sendo o FSM uma oportunidade ímpar de interação criativa direta da universidade com comunidades e sociedade, em seus próprios espaços, o presente edital visa selecionar propostas de ACCS que se articulem ao FSM, com ações e temáticas integradas ao seu processo preparatório, contribuindo para qualificar a participação estudantil na programação do evento e para consolidar o Programa Entrâncias da PROEXT, cujo propósito é promover a irrigação da UFBA pelos movimentos sociais populares. Para conhecer o ACCS-FSM, clique AQUI.

 

Poderão submeter propostas aos presentes Editais docentes do quadro permanente da UFBA que atuam nos cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação. Cada docente poderá submeter apenas uma proposta ao presente Edital. O proponente deve ser o coordenador da ACCS. A submissão de propostas deverá ser realizada, exclusivamente, por intermédio do SAPEX (www.sapex.ufba.br), seguindo o cronograma:

Inscrição de propostas ....................................................................................... até 24/08/2017

Divulgação do resultado preliminar ................................................................. até 05/09/2017

Solicitação de reconsideração ........................................................................... até 08/09/2017

Divulgação do resultado final ............................................................................ até 12/09/2017