Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 Universidade de Fortaleza aplica maior exame de proficiência em inglês do mundo



A avaliação é necessária para quem quer trabalhar, estudar ou viver em países onde o inglês é o idioma principal.


O instituto cultural inglês, British Council, firmou, no mês de agosto, parceria com a Universidade de Fortaleza, dando oportunidade para que a instituição brasileira se torne um centro aplicador do IELTS - International English Language Testing System, exame de proficiência em inglês mais popular do mundo.

O teste internacional, entre outros fatores, colabora com o participante para que ele cumpra os critérios de imigração, caso seja vontade do candidato morar no exterior, uma vez que as autoridades de imigração exigem uma prova de língua inglesa e o IELTS é aceito pelos órgãos estrangeiros.

Além disso, a prova é fundamental para quem pretende estudar ou trabalhar em países onde o inglês é o idioma principal, sendo um dos pontos primordiais para a aceitação do participante na universidade ou empresa que o candidato está sendo habilitado para estudar ou trabalhar.

De acordo com a responsável pela Assessoria Internacional, Lina Sena, é por meio do Education USA, departamento internacional da Universidade de Fortaleza, que as pessoas têm a oportunidade de fazer as provas internacionais, recebendo o suporte necessário para essa aplicação. “A Universidade de Fortaleza, desde 2012, é um centro aplicador de exames de proficiência em língua inglesa, se tornando um local acessível para que os participantes tenham oportunidade de fazer os testes, fazendo com que a universidade se torne também referência nesse processo de internacionalização”, afirma.

Segundo Lina, já tiveram casos de alunos que eram de outros países e precisavam fazer o teste e, por se encontrarem em Fortaleza, eles fizeram a prova na universidade. “Aconteceu de um coreano estar no Brasil e ele precisava que fazer o IELTS, então o aluno procurou a Unifor, por ser um centro acessível a ele, para fazer a prova. Assim como já aconteceu com participantes de outras nacionalidades”, diz Lina.

Ela informou que, além do IELTS, a instituição tem cursos preparatórios para o TOEFL e outros testes internacionais. “São exames que qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil e do mundo, pode fazer aqui conosco quando precisarem; os candidatos se inscrevem pelo site oficial do exame e lá vai estar listado o nome da universidade”, ressalta Lina.
Sobre o IELTS

Desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliação linguística, o exame avalia as quatro habilidades de comunicação em inglês: interpretação oral e escrita, redação e conversação. O teste é reconhecido por mais de 10 mil organizações em mais de 140 países.

Dentre elas estão organizações governamentais, acadêmicas e empregadores.

Só nos Estados Unidos, cerca de três mil organizações reconhecem o teste, da mesma forma que ele reflete de um jeito prático como deve ser usado o inglês no ambiente de trabalho, estudo ou no dia a dia, se for usado para conseguir a permanência no país para residir.

As inscrições para participação na avaliação são realizadas através do site da British Council e o pagamento da taxa é feito em Real. Mais informações sobre o teste podem ser obtidas no site