FACEBOOK

CONTADOR

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje46
mod_vvisit_counterOntem248
mod_vvisit_counterEsta semana634
mod_vvisit_counterÚltima semana1058
mod_vvisit_counterEste mês3721
mod_vvisit_counterÚltimo mês4818
mod_vvisit_countertodos os dias3381016

NOTÍCIAS ONLINE

AVALIAÇÃO

Home
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 16 de Janeiro de 2017 20:36

Novos estudantes da Ufal são recepcionados com café, música e informação

 


Recepção aos calouros começou no hall da Reitoria
Lenilda Luna - jornalista

 
 

Depois de muita preparação, espera e ansiedade, finalmente chegou o grande dia para centenas de estudantes das 21 unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões, que iniciaram o semestre 2016.2, nesta segunda-feira (16). A recepção que começou na Reitoria com café e música, também contou com dança cigana e dança do ventre. Logo em seguida foi proferida a aula magna, com o tema O papel da Universidade no contexto atual, proferida pela reitora Valéria Correia.

Na palestra, a reitora falou sobre o papel social da Universidade e a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. "A Universidade produz conhecimento para a sociedade. O que aprendemos nesta instituição pública devemos devolver para a população, contribuindo para o enfrentamento dos desafios em todas as áreas, em busca de desenvolvimento social e igualdade", destacou.

Valéria Correia também estimulou os estudantes a buscar as várias atividades que compõem a vida universitária. "Vocês vão perceber que o estudo em uma universidade pública e socialmente referenciada vai muito além de sala de aula. Participem das atividades estudantis, busquem o envolvimento em programas de iniciação à pesquisa e se engajem nas atividades extensionistas que a Ufal realiza nas comunidades. É importante que vocês possam vivenciar a Universidade como um todo. Esse aprendizado é muito rico não só profissionalmente, mas para a vida de vocês", ressaltou a reitora.

Entre os estudantes que participaram do acolhimento, Adriele Nascimento, caloura de Pedagogia, participou das atividades ao lado dos amigos. "Estou um pouco ansiosa com as aulas, mas creio que vou contar com o apoio dos colegas e professores. Já fui ver onde será minha nova sala de aula", disse a aluna. Já Isadora Gomes, que começa o curso de Serviço Social, visitou o bloco primeiro e depois voltou para o acolhimento. "Estava ansiosa para saber o calendário de aula", ressaltou a aluna.

Sobre a recepção, os estudantes gostaram da diversidade cultural e do momento de integração pela manhã. Ane Caroline, do curso de Psicologia, disse que depois de uma espera, que pareceu ainda mais longa pela ansiedade, ela se sentiu acolhida. "Antes mesmo da calourada, já fui procurada pelos estudantes veterenos e estou me sentindo bastante enturmada e animada para começar", comemorou a estudante.

A programação de acolhimento continua ao logo do dia. A partir das 19h, os estudantes do noturno também serão recebidos com um café com música e apresentação do grupo Afoxé. Logo depois, a aula magna com a reitora Valéria Correia, desta vez para os alunos que não puderam comparecer pela manhã. O momento também terá apresentação dos setores, fala dos estudantes e sorteio de livros. As atividades serão encerradas às 21h30 com a abertura da exposição fotográfica do movimento estudantil.

Já na terça (17), durante todo o dia acontece a Calourada Solidária, com a operação Doadores de Plantão. O Hemoal estará de plantão na Reitoria para realizar o cadastro de doadores de medula óssea e coletar as doações de sangue. Enquanto isso, os alunos deverão ser recebidos em seus horários de estudo pelos coordenadores de curso e centros acadêmicos. A partir da quarta-feira (18), as aulas do semestre 2016.2 acontecem em horário normal para os novatos, das 7h30 às 22h30, dependendo do curso e turno. Para os veteranos, as aulas já se iniciam nesta segunda-feira (16).

Última atualização em Seg, 16 de Janeiro de 2017 20:59
 
Copyright © 2017 ESTUDO DA FÍSICA. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Best free joomla templates

ENQUETE

Quantas vezes você já fez a prova do ENEM?
 

VISITANTES ONLINE

Nós temos 36 visitantes online

HORA CERTA

SUA CONEXÃO

CLIMA TEMPO

PESQUISA EDUCACIONAL