FACEBOOK

CONTADOR

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje65
mod_vvisit_counterOntem90
mod_vvisit_counterEsta semana444
mod_vvisit_counterÚltima semana1445
mod_vvisit_counterEste mês4114
mod_vvisit_counterÚltimo mês5322
mod_vvisit_countertodos os dias3386854

NOTÍCIAS ONLINE

AVALIAÇÃO

Home
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 29 de Março de 2017 08:35

Na UFAL professores explicam a importância do xadrez para o processo de aprendizagem

 


Os professores Zeno e Eduardo Lucena com os alunos do Paespe

Ascom Ufal

 


 

No último sábado (25), os professores Jenivaldo Melo, o Zeno, como é mais conhecido, e Eduardo Lucena falaram para os alunos do Paespe sobre a importância do “esporte do intelecto”. A coordenação do Programa quer incentivar o xadrez para melhorar o desempenho de alunos de escolas públicas, aumentando a concentração e o raciocínio lógico.

A ideia da inserção do xadrez nas atividades do Paespe partiu dos professores Roberaldo Carvalho, coordenador do programa, e Eduardo Lucena Amorim. Eles convidaram José Jenivaldo Melo Irmão, docente do Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas para falar com a turma. Professor Zeno tem uma grande experiência no ensino do xadrez e ministrou a disciplina em escolas da rede pública e privada de 1992 a 2005.

Alguns alunos da turma já jogam xadrez no intervalo das aulas do Paespe e, além da palestra, acontecerão oficinas para ensinar o esporte aos demais alunos. Os jogos foram doados por alguns docentes como a pró-reitora de Extensão, Joelma de Oliveira Albuquerque, Eduardo Lucena, tutor do PET Ciência e Tecnologia e Francisco Vieira, do Instituto de Matemática. A outra parte foi comprada pelo coordenador do Programa, Roberaldo Carvalho.

Ele fala sobre a importância dessa iniciativa. “Diversos são os fatores que podem interferir e dificultar a aprendizagem dos alunos, como a falta de concentração e de estímulo ao raciocínio lógico, influenciando diretamente no desempenho acadêmico do estudante, por isso, achamos necessário buscar técnicas pedagógicas para contornar esse problema evidente. Atividades lúdicas podem contribuir para melhorar a capacidade intelectual dos estudantes, além de desenvolver competências que podem auxiliar o processo de aprendizagem e a mais destacada é a prática do xadrez”, destacou.

Ainda no sábado, em paralelo às atividades do Paespe, o professor Valmir Pedrosa conversou com os estudantes do Paespe Júnior na palestra intitulada O Tamanho do Mundo. O objetivo é mostrar aos alunos como o investimento nos estudos pode transformar a vida das pessoas, algumas mães também participaram da atividade e mostraram-se mais motivadas e conscientes do seu papel em apoiar os jovens.

Última atualização em Qua, 29 de Março de 2017 08:39
 
Copyright © 2017 ESTUDO DA FÍSICA. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Best free joomla templates

ENQUETE

Quantas vezes você já fez a prova do ENEM?
 

VISITANTES ONLINE

Nós temos 59 visitantes online

HORA CERTA

SUA CONEXÃO

CLIMA TEMPO

PESQUISA EDUCACIONAL