FACEBOOK

CONTADOR

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje60
mod_vvisit_counterOntem90
mod_vvisit_counterEsta semana439
mod_vvisit_counterÚltima semana1445
mod_vvisit_counterEste mês4109
mod_vvisit_counterÚltimo mês5322
mod_vvisit_countertodos os dias3386849

NOTÍCIAS ONLINE

AVALIAÇÃO

Home
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 29 de Março de 2017 08:47

Seduc realiza Prova Alagoas para estudantes do Ensino Fundamental em todo o estado

 


Estudantes da José Vitorino da Rocha realizam Prova Alagoas
Texto de Lucas Leite
Fotos de Valdir Rocha

 

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta terça-feira (28), a Prova Alagoas para cerca de 95 mil estudantes, dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, das redes municipais e estadual. A avaliação, que faz parte do programa de integração Escola 10 e acontece em todo o estado, tem como objetivo checar o aprendizado dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

De acordo com o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, a prova é a maior avaliação promovida pelo Estado. O titular da pasta informa ainda que a ação só foi possível devido ao envolvimento dos municípios, professores e servidores da Educação.

“Esta etapa do Escola 10 é muito importante, pois possibilita que os professores conheçam, no começo do ano, as dificuldades de cada um de seus alunos, com uma visão individualizada das dificuldades de aprendizagem dessas crianças”, explica Barbosa.

Todos os municípios aderiram ao Escola 10 e hoje apenas três não irão aplicar a prova, mas poderão fazer em outro momento. Em Maceió, os estudantes aprovaram a iniciativa.

Estudante Gabriel BonifácioGabriel Bonifácio Lima, estudante do 5º ano da Escola Estadual José Vitorino da Rocha, participou da avaliação e não encontrou muita dificuldade. “A prova foi muito boa, algumas questões estavam difíceis, mas acho que vou conseguir me sair bem”, afirma Lima.

Pela Escola Estadual Teotônio Vilela, 38 adolescentes também participaram do teste na manhã desta terça. Everson da Silva Ramos, de 13 anos, entende a importância da Prova Alagoas e concorda com a integração em busca da melhoria do aprendizado.

“Acho muito interessante a iniciativa, pois a prova casa assuntos que já vimos a algum tempo e outros que estamos vendo atualmente. Com o resultado da prova poderemos mensurar o nosso desempenho e melhorar o que aprendemos em sala de aula, nos preparando melhor para o Ensino Médio”, conta Ramos.

Metodologia

Caso uma unidade escolar de algum dos 102 municípios não tenha iniciado o ano letivo de 2017, ou esteja com as atividades paralisadas por algum motivo, a Prova Alagoas poderá ser realizada ao retorno das atividades, sendo responsabilidade dos gestores municipais.

A superintendente de Sistemas da Seduc, Wilany Félix, explica que a avalição terá como intuito um diagnóstico, e o resultado será divulgado apenas às unidades de ensino e às secretrerias municipais de Educação (SEMEDs).

“A avaliação não terá um resultado divulgado, será diagnóstica. As Semeds terão acesso apenas ao resultado das escolas da sua rede, para identificação de dificuldade ao início do ano letivo. Os professores e Articuladores de Ensino, este último criado pelo Escola 10, trabalharão juntos para garantir o aprendizado dos alunos”, diz a superintendente.

Wilany Félix relata ainda que uma nova avaliação será feita em agosto, para mensurar um novo parâmetro antes da Prova Brasil, esta última realizada em outubro. “Não só os alunos, mas todos os professores irão receber materiais pedagógicos com questões de Língua Portuguesa e Matemática, sem fugir da matriz do ensino regular das séries que farão a prova a nível nacional”, conta.

A assistente do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), responsável pela aplicação da prova, Thalita Barbosa, explica como a prova foi idealizada.

“A avaliação tem 44 questões para os 5º anos, e 52 para os 9º anos. A prova é dividida em dois blocos, um de Língua Portuguesa e outro de Matemática, e é muito similar à Prova Brasil, para os alunos se identificarem com o teste nacional”, afirma Thalita.Estudantes da Teotônio Vilela durante a aplicação da Prova Alagoas

Última atualização em Qua, 29 de Março de 2017 08:51
 
Copyright © 2017 ESTUDO DA FÍSICA. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Best free joomla templates

ENQUETE

Quantas vezes você já fez a prova do ENEM?
 

VISITANTES ONLINE

Nós temos 54 visitantes online

HORA CERTA

SUA CONEXÃO

CLIMA TEMPO

PESQUISA EDUCACIONAL