Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

UFPB oferta 920 vagas para exame de proficiência em língua estrangeira


Exame vai verificar a habilidade de leitura na língua inglesa, francesa e espanhola

Quem deseja obter Declaração de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira para participar em seleções de Programa de Pós-Graduação tem como opção o Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No período de 21 de julho a 07 de agosto estarão abertas as inscrições para o exame de proficiência em leitura em língua estrangeira, que se destina a verificar a habilidade de leitura de candidatos e alunos de Programas de Pós-Graduação nas línguas estrangeiras inglês, francês e espanhol.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Programa de Internacionalização da UFBA lança editais para professor visitante no Brasil e no Exterior



Dois novos editais foram lançados no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da UFBA (Capes PrInt), através da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação (PROPG): o edital de Professor Visitante no Exterior Júnior (n.º 001/2022), e o edital de Professor Visitante no Brasil (n.º 002/2022). A iniciativa tem a finalidade de promover a formação e a ampliação de redes de cooperação internacional nos programas de pós-graduação da UFBA e estimular parcerias para aprimorar a qualidade da produção intelectual bibliográfica, artística e/ou tecnológica, bem como a formação de recursos humanos vinculados à pós-graduação.
 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Ifal e CREA-AL fazem parceria para apoiar recuperação de cidade atingida por enchente


Comitiva visitou a cidade de Quebranqulo na última terça-feira (12/07)
Por Bruno de Oliveira Andrade

Uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, na última terça-feira (12/07), uma visita técnica ao município de Quebrangulo, um dos mais prejudicados pelas enchentes no estado de Alagoas decorrentes das fortes chuvas registradas nas últimas semanas. Em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), o Ifal deverá fazer parte de um conjunto de instituições que irão dar suporte ao governo municipal de Quebrangulo na busca por alternativas de reconstrução da infraestrutura da cidade nos próximos meses.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Aberto período de inscrição para o Enade 2022



Coordenadores de curso devem inscrever os estudantes no exame, por meio do Sistema Enade, até 31 de agosto. Aplicação será em 27 de novembro

Os coordenadores de curso já podem inscrever os estudantes ingressantes e concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O procedimento deve ser realizado até o dia 31 de agosto, por meio do Sistema Enade.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Pesquisadora formada pela Ufal é primeiro lugar em doutorado na UFRPE


Vivian Costa realizará o biomonitoramento do Baixo Capibaribe, e prevê o retorno à sociedade sobre suas pesquisas
Por Jacqueline Freire - jornalista


A vida acadêmica de Vivian Costa Vasconcelos sempre foi cheia de desafios. Aos 32 anos ela hoje é engenheira de pesca, formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo - AL, e em agosto inicia a nova jornada como estudante de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), após ser aprovada na seleção em primeiro lugar.