Clique aqui para fechar esta janela Voltar a página anterior
TELEPORTAÇÃO QUÂNTICA
Teleportação é o nome dado pelos escritores de ficção científica ao fato de se desintegrar um objeto ou pessoa em algum lugar enquanto uma réplica perfeita aparece em outro lugar qualquer. Os detalhes de como isso é feito geralmente não são explicados. Entretanto, a idéia básica parece ser a de que o objeto é escaneado de modo a se extrair dele o máxi mo de informações, que são transmitidas ao local de destino e usadas para construir a réplica, não necessariamente com material igual ao do original, mas talvez com átomos do mes mo tipo, arranjados exatamente como no original.
Uma máquina de teleportação deveria ser algo semelhante a uma máquina de fax, com a diferença de trabalhar com objetos tridimensionais e de, ao criar uma réplica, o original ser destruído.
Tudo isso parece apenas discussão teórica. Entretanto, em 1997, um grupo de cientistas na universidade de Innsbruck, da Áustria, confirmou experimentalmente que a teleportação é, em princípio, realmente possível para objetos submicroscópicos, como átomos, elétrons ou fótons. Eles demonstra ram ser possível transferir propriedades quânticas de uma partícula para outra, mesmo havendo grande distância entre elas. São as chamadas partículas gêmeas, que Einstein já havia previsto.
Não há nenhuma previsão para a teleportação de objetos em escala macroscópica, por exemplo pessoas, em futuro próximo.
Aqui entra o problema ético. Replicar objetos é tecnicamente mais fácil que teleportá-los. A teleportação implica a destruição do original, o que demandaria uma quantidade enorme de energia. A replicação não implica a destruição do original, porque apenas as informações são teleportadas, e não a matéria. Replicar objetos inanimados parece envolver apenas problemas técnicos. Entretanto, fazer uma réplica de seres humanos vivos seria uma fonte inesgotável de problemas das mais diversas ordens. As réplicas de pessoas seriam apenas pro gramas de computador armazenados em algum tipo de memória. Se a clonagem de animais já levantou tanta polêmica, imagine o que seria a replicação de um ser humano completo, incluindo dotes físicos, morais, intelectuais, suas memórias, suas vontades e sua personalidade de um modo geral!